AÇÕES REALIZADAS DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO DE 2021

SAÚDE BRITÂNIA: 15 DE NOVEMBRO DE 2021.

SAÚDE: A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU! (04/11/2021)

S

SAÚDE: A PANDEMIA NÃO ACABOU (17/11/2021)

SAÚDE: VACINAÇÃO INICIADA PARA O GRUPO DE PESSOAS DE 12 ANOS + (18/11/2021)

SAÚDE: CRONOGRAMA DE AÇÕES DA SAÚDE DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2021

SAÚDE: CAMPANHA NOVEMBRO AZUL 2021
………
Palestra: HOMEM TAMBÉM SE CUIDA, com Marcio Luiz, dia 18, às 19h na Igreja de Deus no Brasil.
MUTIRÃO DA SAÚDE DO HOMEM / EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA DE PROSTATA
……….. Agendamento no Hospital Municipal…….
………………….
SOCIAL – FESTIVAL DE RECEITAS DO CAMPO 2021 / BRITÂNI GO
….
O Festival de Receitas do Campo é uma iniciativa do Senar, promovido em parceria com o Sindicato Rural de Britânia e Aruanã, Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Britânia.
O Festival representa uma oportunidade para expor o potencial e atratividade da gastronomia rural local, possibilitando o resgate de pratos elaborados, preferencialmente com ingredientes do campo.
O tema desse ano: “Cozinha Rural: Sabores e Saberes do Campo, o elemento principal (ingrediente) foi a MANDIOCA, um alimento do campo rico em cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.
Os participantes desenvolveram pratos deliciosos a partir da mandioca concorrendo nas categorias: Almoço ou Jantar; Lanche da Fazenda e Sobremesa Rural.
Todos participantes receberam uma singela lembrança de participação da Prefeitura Municipal e Sindicato Rural além de um lindo avental do festival ofertado pelo sistema FAEG/ SENAR.
A cerimônia restrita contou com a participação de várias autoridades, familiares dos participantes e convidados que puderam degustar todos os pratos apresentados e deliciosos caldos.
Além dos excelentes prêmios entregues aos vencedores, as Receitas classificadas em 1º lugar e Receita de DESTAQUE serão publicadas no livro de Receitas do Festival do Campo pelo sistema FAEG/SENAR.
……………………
Agradecemos aos patrocinadores:
……………………
Vencedores por categorias:
Categoria Almoço ou Jantar:
1º Lugar: Helena Serafim
Receita: Vaca atolada
Prêmio: 1 fogão industrial (Patrocinador: Dr. ORLANDO)
#
2º Lugar: Valdeci Sena
Receita: Mocotó da Vovó
Prêmio: 1 aparelho de jantar (Patrocinador: VEREADOR GILMAR PIMENTA)
##
3º Lugar: Maria da Conceição
Receita: Costela no bafo com mandioca
Prêmio: 1 jogo de facas (Patrocinador: RODRIGO SANTOS)
###
Categoria Lanche da Fazenda:
1º Lugar: Geila Vieira
Receita: Mané Pelado com Abacaxi
Prêmio: 1 forno elétrico (Patrocinador: CÂMARA MUNICIPAL)
####
2º Lugar: Valéria Camelo
Receita: Bem casado de mandioca
Prêmio: 1 aparelho de jantar (Patrocinador: A PECUARISTA)
#####
3º Lugar: Maria da Penha
Receita: Bombocado de mandioca
Prêmio: 1 jogo de facas (Patrocinador: GERALDO MEDEIROS)
######
Categoria Sobremesa Rural:
1º Lugar: Daniele Santos
Receita: PUDIM DE MANDIOCA
Prêmio: 1 Batedeira Planetária (Patrocinador: APROVA)
#######
2º Lugar: Géssica Mayara
Receita: CURAU DE MANDIOCA
Prêmio: 1 aparelho de Jantar (Patrocinador: BRÁULIO RIBEIRO)
########
3º Lugar: Cirlene Frutuoso
Receita: SORVETE DE MANDIOCA COM CALDA DE BANANA
Prêmio: 1 jogo de facas (Patrocinador: PAULO VASCONCELLOS)
#########
RECEITA DE DESTAQUE
PIZZA DE MANDIOCA
Participante: Ilza Guilherme dos Sales.
………………………
21 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER + CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE PRODUTOS DE BELEZA, HIGIENE E LIMPEZA PESSOAL
……………….
NOITE AFRO DO SOCIAL / BRITÂNIA GO:
………….
19 de Novembro, às 19h, no Espaço Conviver.
……………………..
CRONOGRAMA DE AÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM BRITÂNIA:
………………………
Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica
……….
Os lares não estão seguros para as mulheres durante a pandemia. Os números de denúncias de violência doméstica aumentaram significativamente no período do isolamento social: os índices de feminicídio cresceram 22,2% em 2020 em comparação com os meses de março e abril de 2019. Para impedir que esse fenômeno continue a evoluir, o Conselho Nacional de Justiça se uniu à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e lançaram, em junho de 2020, a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica.
A criação da campanha foi o primeiro resultado prático do grupo de trabalho criado pelo CNJ para elaborar estudos e ações emergenciais voltados a ajudar as vítimas de violência doméstica durante a fase do isolamento social. O grupo foi criado pela Portaria n. 70/2020, após a confirmação do aumento dos casos registrados contra a mulher durante a quarentena, determinada em todo o mundo como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus.
A ideia central é que a mulher consiga pedir ajuda em farmácias, órgãos públicos e agências bancárias com um sinal vermelho desenhado na palma da mão. As vítimas já podem contar com o apoio de cerca de 15 mil farmácias, prefeituras, órgãos do Judiciário e agências do Banco do Brasil em todo o país. Nesses locais, atendentes, ao verem o sinal, imediatamente acionam as autoridades policiais.
…………………..
SOCIAL & ESPORTE: 1º TORNEIO ANTIRRACISMO “VIDAS NEGRAS IMPORTAM”
…………………..
A Luta por um país melhor não deve ser esquecida.
A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e representou o fim da monarquia e o início do período republicano.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Todos os anos a 15 de novembro se celebra o Dia da Proclamação da República do Brasil. Recordando a figura do Marechal Deodoro da Fonseca, que em 1889 com um golpe de estado destitui o imperador e se proclama presidente do Brasil, dedicamos este post à república como os brasileiros a contam.
…………………..
14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, doença caracterizada por níveis altos de açúcar no sangue. A data tem como objetivo alertar para os fatores de risco da doença e também para a importância de controlá-la no intuito de evitar outras complicações de saúde.
Por se tratar de uma doença crônica, o diabético precisa de cuidados por toda a vida, com medicação e dieta adequadas.
A Secretaria Municipal de Saúde oferta todo o atendimento necessário aos diabéticos, bem como apoia práticas saudáveis de vida para prevenir a doença..
…………………..
MEIO AMBIENTE: VIRADA AMBIENTAL 2021 – 3ª EDIÇÃO / BRITÂNIA GO
……….
O objetivo da Virada é promover ações de conscientização ambiental, sensibilizando toda a sociedade para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. Britânia está realizando o plantio de mudas de espécies nativas em localidades diversas, com roteiros distintos, realizando o fechamento e o reflorestamento de (margens de nascente ou mananciais), do afluente do Boa Sorte, que é a fonte de captação da água de nosso município (Tigrinho).
Segundo o secretario de meio ambiente Elcio Francisco, “Desde a primeira fase os nossa secretaria têm acompanhado, no sentido de garantir que as ações tragam resultados positivos e alcancem o grande objetivo desse programa afim de convidar toda a sociedade a refletir diante da necessidade de um desenvolvimento sustentável”, afirmou.
…………………
LIVE CAFÉ COM PROSA DO MÊS DE NOVEMBRO – DIA LARANJA
… Pelo fim da violência contra mulheres e meninas …
………………
 SOPA SOLIDÁRIA DO SOCIAL:
………………….
3° Festival de Receita do Campo / Britânia GO
………………
Realização SENAR/GOIÁS em parceria com o Sindicato Rural de Britânia e Aruanã, e Secretaria Municipal de Assistência Social.
……………………
MEIO AMBIENTE: VIRADA AMBIENTAL 2021 – 3ª EDIÇÃO / BRITÂNIA GO
……….
O objetivo da Virada é promover ações de conscientização ambiental, sensibilizando toda a sociedade para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. Britânia está realizando o plantio de mudas de espécies nativas em localidades diversas, com roteiros distintos, realizando o fechamento e o reflorestamento de (margens de nascente ou mananciais), do afluente do Boa Sorte, que é a fonte de captação da água de nosso município (Tigrinho).
Segundo o secretario de meio ambiente Elcio Francisco, “Desde a primeira fase os nossa secretaria têm acompanhado, no sentido de garantir que as ações tragam resultados positivos e alcancem o grande objetivo desse programa afim de convidar toda a sociedade a refletir diante da necessidade de um desenvolvimento sustentável”, afirmou.
…………………………
MEIO AMBITENTE: Informações sobre poda e cortes de árvores em nosso município
……….
A Secretaria do Meio Ambiente informa sobre podas e cortes de árvores no município. Orientações sobre podas, corte e plantio de novas árvores, são alguns dos serviços prestados pela secretaria. O cidadão interessado em realizar qualquer tipo de manejo em árvores, deve procurar o órgão antes de realizar o procedimento.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a realização de podas e cortes sem prévia avaliação não é uma ação adequada, devendo cada caso ser analisado de acordo com as características de cada espécie de árvore, bem como a justificativa para a realização do procedimento. A poda drástica e feita sem orientação pode resultar no enfraquecimento da árvore, podendo causar sua queda, trazendo riscos à população, além de acarretar em multas para o infrator e o mandante.
Atenção: Devido a atual instabilidade climática, é de suma importância que a poda ou a supressão de árvores sejam realizadas somente por profissionais habilitados. O manuseio de árvores durante o período de chuvas é considerado inseguro, sem treinamento e equipamentos adequados. Árvores que apresentem sinais de sequidão, soltura de cascas, surgimento de fungos, marcas de ataque de broca e queda constante de galhos devem ser avaliadas regularmente, com o objetivo de prevenir acidentes, interrupção no fornecimento de energia e transtornos no trânsito.
De acordo com o Art. 49 da lei de crimes ambientais (lei nº 9605 de 1998), destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia pode gerar pena de detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
………………….
Dia 11/11, quinta-feira, 07h da manhã:
…………………..
Outubro Rosa e Novembro Azul: juntos na prevenção contra o câncer 2021
……….
Outubro e novembro são meses especiais para a conscientização de uma das maiores causas de mortes em mulheres e homens em todo mundo: o câncer de mama e o câncer de próstata, respectivamente.
………………………
Outubro Rosa e Novembro Azul: juntos na prevenção contra o câncer 2021
……….
Outubro e novembro são meses especiais para a conscientização de uma das maiores causas de mortes em mulheres e homens em todo mundo: o câncer de mama e o câncer de próstata, respectivamente.
……………………….
CAMPANHA NOVEMBRO NEGRO SOCIAL 2021
……….Oficina de Turbantes Para Gestantes………
……………………
SOCIAL:  PALESTRA IGUALDADE SOCIAL
………………….
AÇÃO: CAMPO SAÚDE 2021 / BRITÂNIA GO
…………….
O SENAR-GO em parceria com o Sindicato Rural de Britânia e Aruanã e Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje, (08/11), em Britânia, a Campanha SAÚDE DO HOMEM.
Exames de PSA e HEMOGRAMA COMPLETO foi realizado em alusão a Campanha Novembro Azul 2021, que trata do mês mundial de combate ao câncer de próstata e saúde do homem.
……………………….
AÇÃO: CAMPO SAÚDE 2021 / BRITÂNIA GO
…………….
O SENAR-GO em parceria com o Sindicato Rural de Britânia e Aruanã e Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje, (08/11), em Britânia, a Campanha SAÚDE DO HOMEM.
Exames de PSA e HEMOGRAMA COMPLETO foi realizado em alusão a Campanha Novembro Azul 2021, que trata do mês mundial de combate ao câncer de próstata e saúde do homem.
………………….
ESPORTE: Jogos Abertos de Goiás 2021 – 3º Rodada
…………………….
Esperança renovada: Britânia GO zera casos de Covid-19 no município (05/11/2021)
…………..
Não é o fim da doença, mas é um “quase lá”. Com pouco mais de 6 mil habitantes, Britânia ganha destaque novamente na imprensa local e regional, não apenas por ser a cidade mais procurada nas temporadas e feriados prolongados, mas por praticamente tornar a Covid-19, um capítulo para trás.
…………………….
ESPORTE: JOGOS ABERTOS 2021
……………………….
VIRADA AMBIENTAL 2021 – BRITÂNIA GO
……………………
SOCIAL: COMUNICADO IMPORTANTE:
…………………..
02 DE NOVEMBRO – DIA DE FINADOS
………………………
Desenvolvido por